quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O Dom e a Técnica

Quando a imprensa brasileira começou a dar seus primeiros passos, e até meados do século XX, não se via a necessidade de escolas de Jornalismo. Até porque antes e até hoje se diz que o jornalismo é apenas dom, e as redações eram tidas como verdadeiras escolas do ofício. Alguns acreditavam que não haveria necessidade de ensinar o que já estaria pronto.
Com o tempo e o avanço da tecnologia, foi surgindo necessidade de respaldo acadêmico. O ensino do jornalismo começa a mudar a crença do jornalismo apenas como dom. Começam também grandes cobranças em busca de qualidade nos profissionais formados.
O ensino das técnicas ajuda no ofício do jornalismo, mas não constroem jornalistas. Para se tornar um jornalista profissional é preciso aliar o dom à técnica, um sem o outro irá torná-lo um profissional pela metade.
A realidade do jornalismo hoje no Brasil é insegura, por conta da falta de obrigatoriedade do diploma com o argumento que há décadas pairava sobre a sociedade, de que o jornalismo é apenas dom. Numa época em que é necessária a regulamentação das profissões, o jornalista necessitaria apenas do seu dom para exercer a profissão. Foi tomada a decisão e o diploma não é requisito obrigatório para a função dos jornalistas. Contraditório, pois voltamos ao passado, mesmo com toda a carga técnica que o jornalista precisa, além de responsabilidade e profissionalismo, para exercer sua função de maneira correta. Será que isso não afetará a sociedade? A maioria acredita que a obrigatoriedade do diploma irá voltar, mas a discussão não vai se esgotar.
Afinal, a imprensa é tida por muitos como o quarto poder, então é compreensível que queriam manipular esse poderio para benefício próprio.
A sociedade tem que se manifestar, pois tem direito à ter esse poder a seu favor. E de garantias de um bom jornalismo, feito por profissionais capacitados, estarão sendo feito para melhorias da sua realidade.

Mairan Reis

Obs.: Texto solicitado pelo Profº Péricles Diniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário